10 dicas para evitar distrações na hora de estudar

1. Nem tente estudar se estiver cansado
Não adianta: o cérebro não funciona direito nem retém informações de modo adequado quando você está cansado. O material está na sua frente, mas a única coisa que você vê é a sua cama te chamando. Então, tente descansar bem antes de começar. É claro: não são 7 dias de descanso para uma hora de estudo! Saiba dosar.
2. Evite refeições pesadas antes do horário de estudos
Não dá pra encarar aquela feijoada no almoço e depois ter a doce ilusão de que seu estudo vai render. Você tem de se sentir fisicamente confortável para ter concentração. Então, faça uma refeição mais leve e deixe as comidas pesadas para quando sair com os amigos.
3. Prepare o ambiente
O ideal é que a sala ou o quarto esteja totalmente silencioso, mas há pessoas que gostam de ouvir música enquanto estudam. Isso vai do gosto de cada um (preferencialmente se a música for clássica). Acender um incenso ou usar um aromatizador de ambiente com perfume relaxante também é uma boa dica. Eu falo mais sobre isto no post 4 mitos sobre estudos (vale a pena ler!).
4. Peça à família, empregada e amigos para não interromper
Conte para todos da casa que você estará estudando e que não pode ser interrompido, a não ser em caso de emergência. Comunique aos amigos seu horário de estudo e diga a eles que não vai atender o celular nem responder mensagens nesse horário. Lembre-se: comunicação sempre é importante!
5. Elimine as fontes de distrações na hora de estudar
Tire da sala ou do quarto tudo o que pode ser motivo de distrações. Coloque o celular no modo silencioso e deixe-o longe dos seus olhos. A TV deve estar desligada, claro. E coloque o gato para fora também, pois gato adora deitar em lugares quentinhos e pode querer subir no seu teclado!
6. Prepare o material de estudo
Computador, livros, apostilas, canetas, lápis, marca-texto, papel para anotações… tudo deve estar ao alcance de sua mão. Assim, você não tem desculpa para levantar para procurar alguma coisa que esqueceu e se distrair no caminho.
7. Limpe a mente de outros assuntos
Desligue o pensamento de assuntos não relacionados com o seu foco. Sabe que tem gente que estabelece um horário próprio para pensar em problemas? É assim: você decide que só vai se preocupar com eles de 18h30 às 19h, por exemplo. Durante esse momento, você pensa nos problemas, se preocupa, analisa soluções… depois tira da cabeça e vai estudar.
8. A técnica da aranha
Se alguém tocar a teia da aranha com alguma coisa que vibra, ela vai olhar, procurando a causa da vibração. Se a vibração parar e continuar várias vezes, vai chegar o momento em que a aranha não vai mais se importar, porque saberá que não há inseto na teia. Você também pode treinar sua mente para não se importar com sons como uma porta batendo ou alguém tossindo. Com um pouco de treinamento, você será capaz de manter o foco no estudo e ignorar sons ou movimentos secundários.
9. Faça breves intervalos a cada 50 minutos
Ajuste o alarme do celular ou use um aplicativo de timer ou contagem regressiva para te avisar a hora de parar. Faça intervalos para tomar água, ir ao banheiro, fazer alguns alongamentos e descansar a vista olhando para o horizonte. Depois de uma hora seguida de estudo, sua concentração vai cair. Dê tempo ao cérebro para recarregar as energias!
10. Conseguiu? Você merece uma recompensa!
Ofereça um prêmio a você mesmo quando conseguir alcançar seu objetivo. Que tal um cineminha ou uma cerveja com os amigos? Relaxe, você merece!
Fonte: Esquemaria

Comentários